Você sabe quanto custa a falta de foco?

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Diariamente somos bombardeados com inúmeras notificações que literalmente roubam nosso foco! Quantas vezes no dia de hoje você perdeu o foco com outras atividades?

A todo momento recebemos notificações de mensagens, redes sociais, emails e telefonemas que, constantemente tomam nosso tempo. Ao longo dos últimos 10 anos fomos condicionados a estar sempre alerta e disponível para responder a qualquer notificação.

A cada novo software ou aplicativo móvel lançado, mais uma nova notificação e sinal de alerta seriam emitidos, prejudicando cada vez mais a nossa concentração e efetividade nas tarefas.

Assim criou-se o modelo de multitarefa, um termo criado para softwares que representava a capacidade de processamento de diferentes informações ao mesmo tempo pelo computador. 

Quantas vezes você está na internet com mais de 3 sites diferentes na mesma janela do navegador, as conhecidas abas? Você está respondendo a um email na primeira aba e escuta um som seguido de um aviso em outra aba, uma mensagem que acaba de chegar, então por curiosidade, interrompe o raciocínio e acessa a outra aba.

Diversas pesquisa apontam o grande desperdício de tempo, energia e dinheiro com o efeito multitarefa. Não existe um valor exato de minutos ou horas por dia que, uma pessoa como eu ou você, desperdiça por dia com essas interrupções. Eu me arriscaria a afirmar que chegam a 3 horas por dia entre a interrupção e retomada do raciocínio, foco.

Então, como você pode planejar melhor suas atividades sem sacrificar sua produtividade:

1 – Desative notificações do seu celular
Lembre por um momento da sensação quando sente seu celular vibrar ou emitir apenas um alerta sonoro? É muito convidativo desbloquear a tela para saber o que está acontecendo, certo?

Atualmente este é o grande ladrão de tempo. Uma boa dica é, desativar notificações de aplicativos como mensagens, jogos e redes sociais.

Imagino que você deve ter se perguntado se realmente for algo importante, como você vai saber? Combine apenas com as pessoas importantes meios para você ser notificado, como por exemplo telefonema ou aplicativos específicos para estas pessoas.

2 – Defina 2 ou 3 períodos no dia para as redes sociais
Você já ouvir falar do efeito linha infinita? Rodamos a tela de baixo pra cima e ela não tem fim? Sempre carrega mais conteúdo, a quantidade de atualizações não acaba e quando você percebe, minutos importantes se passaram e você já está atrasado? Facebook e Instagram são um bom exemplo deste recurso.

Esta dica é, coloque um alarme em seu celular definindo o horário para você utilizar as redes sociais e outro para avisar do término da atividade. Por exemplo, se você definir que tem 20 minutos pela manhã, então adicione um alarme com o horário inicial. Coloque o nome “redes sociais”. Adicione outro 20 minutos depois, com o nome “final período redes sociais”.

No início será difícil e a vontade de continuar será grande mas, com o tempo, você vai naturalmente selecionando os conteúdos que realmente são relevantes para o seu dia a dia.

3 – Meditar
Diversos estudos comprovam que a meditação estimula o funcionamento do cérebro, associando com a melhora de foco e atenção.

Existem vídeos guiados no youtube que você pode colocar no celular e fazer em qualquer lugar. Fazendo diariamente de 5 a 10 minutos, em apenas um mês, você perceberá os resultados.

4 – Manter o corpo hidratado
A hidratação logo pela manhã, aumenta a velocidade de produção das células sanguíneas e permitem o fluxo saudável de oxigênio. Resultados de um estudo demonstram que indivíduos que consumiram cerca de 775 ml de água, antes de fazer testes cognitivos, que calculava o tempo de reação do cérebro aos estímulos, tiveram melhor desempenho do que os indivíduos que não beberam água.

Boa parte dos médicos que conheço, indicam 40ml por kg. Exemplo, para um indivíduo de 70kg, o indicado seria ingerir 2.800ml ao longo do dia. O mais indicado é você procurar o seu médico, ele vai realizar exames para entender a sua biologia e instruir a quantidade exata a ser ingerida.

Lembre-se: “Ter produtividade, não é trabalhar mais, e sim, trabalhar com eficiência, com foco. Conquistar tempo no dia a dia!”

Se esta dica foi útil para você, compartilhe e ajude a divulgar essa informação!

Que tal aproveitar essas dicas e colocá-las em prática hoje mesmo?  Com o acompanhamento de um coach, você conseguirá potencializar seus resultados, conheça!

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