Indústria 4.0. – Quais serão as habilidades que o profissional deve desenvolver para esta revolução?

Esqueça o que você conhece dos processos em uma fábrica tradicional, a indústria 4.0, também chamada de “fábrica inteligente”, já é realidade. As linhas de produção serão cada vez mais interligadas, máquinas trocam informações automaticamente, tomarão decisões para tornar o processo de produção mais eficiente e com menor custo.

Separamos 3 habilidade para se preparar e sair na frente:

Formação multidisciplinar Há alguns anos, profissionais que unem conhecimento de diversas áreas em seus trabalhos vem ganhando destaque, o perfil multidisciplinar está cada vez mais relevante nos diversos ramos de atividade. Esta característica facilita a criação de produtos inovadores, além de aprimorar os processos existentes com novos meios de produção e resultados diferenciados.

Bom relacionamento Apesar da tecnologia aprimorar os processos de produção, os profissionais continuam sendo parte fundamental para o desempenho de uma empresa. Fica cada vez mais claro a necessidade de criar um ambiente colaborativo onde, saber se comunicar, definir prioridades, desenvolver o controle do tempo e o trabalho em equipe, farão parte das habilidades relevantes. Percepção de Urgência O acesso a informações de todos os processos será feito por aplicativos de celular, a qualquer hora e em qualquer lugar, antigamente restritos a sistemas internos nas empresas. O funcionário em sua casa, a quilômetros de distância, poderão ser notificados, fazer o acompanhamento e modificar os processos em alguns cliques.

A ideia de criar turnos de produção está perdendo força, será necessário que o profissional entenda que, apesar da facilidade de acesso, deve discernir entre o que é urgente e necessita de uma interferência imediata e o que pode ser resolvido em seu período de trabalho.

A dica para se preparar a esta nova realidade é o autoconhecimento, desenvolvendo habilidades como comunicação, definição de prioridades e aumento da produtividade, com controle emocional realizando decisões conscientes. Com o acompanhamento de um coach, você conseguirá potencializar seus resultados, conheça!

No seu ramo de atividade, como você acredita que possa se preparar para essa nova realidade que vem ganhando espaço no Brasil?

Se esta dica foi útil para você, compartilhe e ajude a divulgar essa informação!

Ouse ir além! Que tal aproveitar que estamos iniciando mais um ano e colocar em prática os seus objetivos? Com o acompanhamento de um coach, você conseguirá potencializar seus resultados, conheça!

Join the Discussion

Comments are closed.