Definindo prioridades

prioridades_01

Quantas vezes você já se pegou na correria, sem tempo para fazer nada, pedindo que o dia tivesse mais que 24 horas? Acredito que hoje mesmo esta sensação deve ter surgido em seus pensamentos e você quer saber o que está acontecendo. Sempre tem algo urgente no trabalho, para comprar no mercado, aniversário de amigos, namorada, exercício físico e a sua agenda está cada vez mais lotada.

Talvez o grande responsável por este sentimento é a falta de planejamento. Sem ele facilmente entramos no modo “vida leva eu”, onde tudo vai acontecendo, você vai fazendo e quando se dá conta, está passando pelas situações, correndo para resolver urgências, tampando o sol com a peneira e gerando frustração quando algo não é feito.

Por mais estranho que possa parecer, é muito fácil que isso aconteça. Para dar um basta neste sentimento e definir as suas prioridades, pare por alguns minutos e organize com antecedência as principais tarefas. Separei 5 dicas para você planejar agora mesmo.

Resolva as urgências
Essas são aquelas tarefas que constantemente tomam tempo em seus pensamentos e literalmente roubam a sua energia e atenção.

Crie um plano para solucionar elas, como por exemplo; uma torneira que fica pingando de 15 em 15 segundos, a cada pingo, você se incomoda com o barulho. Quanto antes você solucionar, mais tempo terá para se dedicar a outras ações.

Organize suas tarefas semanalmente
Um método bastante eficiente é fazer o planejamento olhando o calendário da semana. Anote as tarefas relevantes para seus objetivos, como estudos, atividades físicas e trabalho. Depois reúna as outras tarefas por semelhança, proximidade e distribua.

Prepare no domingo
Um grande ladrão de energia e atenção é tomar decisões de última hora. Recentemente Barack Obama deu uma entrevista falando sobre sua rotina, disse que não sabe qual a roupa irá vestir e comida que será servida no dia seguinte. Cada decisão que ele toma, impacta a vida de milhões de pessoas, então, ele não se dá o direito de tomar decisões superficiais ao longo do dia.

Outros grandes executivos e líderes têm este mesmo fato em comum. Mark Zuckerberg aparece sempre com a mesma camiseta e calça. Ele diz que: “Tenta tomar o menor número possível de decisões, exceto sobre a melhor forma de servir”. Ambos sabem da responsabilidade que tem em suas mãos.  Quando você dorme, recarrega  o seu reservatório de energia mental, que será utilizado no dia seguinte.

A dica é preparar e separar antes o que você possivelmente utilize na semana, como roupas e calçados. Assim você mantém o reservatório de decisões relevantes carregado e pode utilizar com coisas que realmente façam você caminhar em direção ao seu objetivo.

Elimine Informações inúteis
Vivemos na era da informação, somos a todos os momentos bombardeados por notícias, fotos, posts, mensagens, emails e sms e grande parte deles não são relevantes. Sabe aquela sensação de abrir o email e ter 100 novas mensagens  todos os dias? Quanto tempo você gasta eliminando a maioria deles?

Separe um momento e elimine definitivamente, descurtindo páginas, pessoas, saindo de listas de emails ou grupos que apenas geram notificações e tomam seu tempo desnecessariamente.

Peça ajuda
De todas as tarefas que você deve realizar, existem algumas que possam ser delegadas? Caso existe, delegue, assim você utilizar seu tempo com atividades que realmente sejam importantes para a concretização dos seus objetivos.

Essas são algumas estratégias poderosas para você deixar seus dias mais produtivos e reduzir o desgaste provocado pela sensação de ter muitas tarefas. O dia tem 24 horas e essa duração será sempre a mesma, seja realista e se organize nas suas possibilidades. Agora é a hora de você pegar um papel e colocar em prática. Com certeza em 1 mês você estará encarando seus domingos de outra maneira.

Que tal aproveitar essas dicas e colocá-las em prática hoje mesmo? Com o acompanhamento de um coach, você conseguirá potencializar seus resultados, conheça!

 Se esta dica foi útil para você, compartilhe e ajude a divulgar essa informação!

Join the Discussion

Comments are closed.