Colocando em prática as promessas de ano novo

Final do ano geralmente é o momento em que refletimos sobre tudo o que aconteceu nos últimos 365 dias, quais foram nossos desafios, as conquistas e os aprendizados.

Aproveitando o sentimento de Ano novo, vida nova, estabelecemos novos objetivos ou ainda relembra-mos de antigos desejos. Os mais comuns são: economizar dinheiro, emagrecer, mudar de emprego, trabalhar menos ou ter mais tempo para a família.

A virada do ano passa, o recesso acaba e logo estamos tomados pela rotina e sem tempo para nada, então o que aconteceu com as promessas? Chegou a hora de planejar, colocar em prática as promessas feitas e alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.

A primeira dica é fazer a validação dos seus objetivos utilizando o método SMART, evitando construir sonhos que não estejam claros e bem definidos ou impossíveis de realizar no prazo estipulado.

Após ter validado o seu objetivo é hora de fazer o planejamento, montar um plano de ação, passo a passo o que será necessário para que você possa realizar a sua meta. Sem a realização de um planejamento, o seu sonho pode facilmente se transformar apenas em desejo. Separei 4 ações para te ajudar a começar o ano focado e realizar um planejamento concreto.

1 – Coloque no papel seus objetivos
Quantas pessoas você conhece que reclamam que não conseguem ter foco, estão sempre com a agenda lotada, sempre tem algo para fazer e se perdem por onde devem começar? Uma boa dica é colocar no papel todas as tarefas importantes que você deve realizar e depois colocar em ordem de prioridade. Deixe esta lista em um local visível, assim você saberá exatamente as ações necessárias e onde você deve dedicar seu foco.

2 – Resolva as urgências Essas são aquelas tarefas que constantemente tomam tempo em seus pensamentos e literalmente roubam a sua energia e atenção.

Crie um plano para solucionar elas, como por exemplo; uma torneira que fica pingando de 15 em 15 segundos, a cada pingo, você se incomoda com o barulho. Quanto antes você solucionar, mais tempo terá para se dedicar a outras ações.

3 – Fracione os seus objetivos
Imagine que o objetivo é emagrecer 20kg, ou correr uma maratona, inicialmente podem ser valores muito grandes para ser realizado, certo? Estes valores parecem muito grandes, praticamente impossível de alcançar em um primeiro momento.

A sugestão é você particionar o seu objetivo em pequenas etapas, assim conseguirá mensurar o progresso. Lembre-se de comemorar o progresso, este será um motivador para a sua próxima etapa.

4 – Mantenha a agenda atualizada
Eu, e meus clientes, gostamos bastante de utilizar a agenda no formato semanal, enxergar as atividades para realizar no período de 7 dias.

De forma ampla, você consegue visualizar suas atividades e ajustar algumas atividades em períodos que tenha melhor disponibilidade. Se algum imprevisto acontecer é mais fácil transferir a tarefa para outro momento.

Com essas 4 ações acredito que você consiga se planejar e criar um método para estar focado em seus objetivos sem ser engolido pela quantidade de atividades supérfluas que aparecem no dia a dia.

Se esta dica foi útil para você, compartilhe e ajude a divulgar essa informação!

Que tal aproveitar essas dicas e montar uma agenda semanal? Com o acompanhamento de um coach, você conseguirá potencializar seus resultados, conheça!

Join the Discussion

Comments are closed.