Atitudes do Líder no dia a dia

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Em um primeiro momento, o termo chefe e líder acabam se confundindo pela hierarquia que ocupam, mas não é bem essa a verdade. Na visão da sua equipe ambos possuem características e resultados bem diferentes.

O chefe geralmente é alguém que ascendeu na carreira, foi promovido e agora comanda um grupo de pessoas, em geral é conhecido pela maneira de centralizar o poder e estar focado apenas no lucro. Os profissionais do nível inferior ao dele, frequentemente sentem receio em falar de problemas e pedir conselhos. Na sua visão, o funcionário não faz mais do que a obrigação, faz questão de apontar os erros e não exita em responsabilizar a equipe por qualquer falha.

O líder é aquele profissional que vai junto, entende e demonstra que todos fazem parte de uma mesma estrutura. Tende a ser muito respeitado por seus funcionários pois não está focado apenas em resultados, mas como a equipe conseguirá alcança-los. Além de inspirar e motivar, é uma referência de atitude, definindo um bom ambiente de trabalho, disposto a valorizar as habilidades individuais, respeitar as dificuldades e trabalhar em conjunto para superá-las. Ele se responsabiliza quando algo da errado e divide o sucesso quando o resultado é alcançado.

Podemos dizer então que: Um líder pode ser um chefe mas o chefe não pode ser um líder.
Veja algumas atitudes que você pode aperfeiçoar para se tornar um excelente líder.

Feedback
Ser líder é: Reduzir erros e estimular soluções.
Esse pode ser o primeiro hábito que você desenvolva. Passar feedbacks constantes, estimula o funcionário ser mais eficiente além de corrigir qualquer falha em menor tempo. As vezes, esperar por uma reunião pode agravar uma pequena falha.

Compartilhar
Ser líder é: saber dividir com a equipe as informações, problemas e responsabilidades.
Além de delegar tarefas para a equipe, o líder deve compartilhar todos os aspectos do projeto, torna o ambiente de trabalho um local colaborativo, reduzindo o comportamento individualista e ampliando a sensação de pertencimento do sucesso da empresa.

Valorizar o humano
Ser líder é: entender que cada profissional tem suas habilidades.
Ele consegue identificar que o colaborador tem uma vida fora do trabalho, cada um com seus valores, exemplo: família, filhos ou estudos. Compreender a personalidade de cada um e de maneira franca, conscientizar da importância individual do trabalho, amplia a satisfação e valorização da empresa pelo funcionário.

Investir na carreira dos funcionários
Ser líder é: contribuir para o crescimento profissional.
Existem inúmeras maneiras de você investir na sua equipe, você pode oferecer treinamentos individuais, eventos em grupo ou compartilhando conhecimento.
O funcionário se sente valorizado quando a empresa incentiva o seu aprimoramento e consequentemente se compromete mais com a execução das tarefas.

Essas são algumas atitudes que se incorporadas ao seu dia a dia podem motivar e criar um ambiente próspero dentro da sua equipe.

Se você pudesse implementar hoje uma dessas atitudes, qual seria? Uma boa dica é, invista em um processo de coaching!

Se esta dica foi útil para você, compartilhe e ajude a divulgar essa informação!

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