A importância do planejamento para um líder

Em uma equipe, além de inspirar e motivar, o líder é uma referência de atitude, mas o grande diferencial é a habilidade de planejamento.

Toda boa gestão começa com a definição de metas e o maior aliado é o tempo. Planejar é a etapa mais importante em um projeto. É analisar as alternativas, fazer escolhas, estabelecer a sequência de ações com o principal objetivo de minimizar desperdícios e evitar grandes mudanças. Se algo sair fora do esperado, realize escolhas conscientes que possam recolocá-lo no caminho.

Supondo que você queira ir de São Paulo a Brasília, realizar o planejamento é analisar no mapa, quais as rodovias podem ser utilizadas, quantas horas de viagem, o número de pedágios e seus valores, a quantidade de tanques de combustível e os possíveis pontos de parada. Imagine pegar uma rodovia que está com o trânsito reduzido devido a obras e o percurso aumentar 12h, o quanto isso impacta no total da viagem?

Então, a habilidade de planejar deve fazer parte do dia a dia, em todas as área da sua vida. Afinal um avião que voa 10 minutos no sentido contrário, está 20 minutos mais distante do seu destino.

É através do planejamento que líder e equipe vão analisar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Estabelecer os processos e suas prioridades, antecipar possíveis mudanças e definir o que será necessário desenvolver.

Porém se planejar não significa evitar imprevistos, não existe relação direta entre a aposta e o resultado. Com planejamento se torna mais fácil tomar uma decisão para solucionar um problema. Deixar tudo acontecer naturalmente, pode acarretar em decisões afobadas, comprometendo a execução de um projeto.

A primeira habilidade que um líder pode desenvolver e aprimorar é o planejamento. Além de organizar melhor os processos e dinâmicas envolvidas, pode colocar a empresa a frente dos seus concorrentes. Com o acompanhamento de um coach, você conseguirá potencializar seus resultados, conheça!

Se esta dica foi útil para você, compartilhe e ajude a divulgar essa informação!

Join the Discussion

Comments are closed.