5 Dicas práticas para combater a procrastinação

Como parar de empurrar tudo com a barriga, assumir o controle e tomar decisões claras no dia a dia?

Na maioria das vezes a procrastinação está relacionada com a desmotivação no trabalho, falta de rotina ou descaso com a saúde e a grande desculpa é a falta de tempo, grande quantidade de tarefas, entre outros que resulta em stress, sensação de culpa, paralisia ou até vergonha.

Você conhece o problema, sabe que ele está alí mas utiliza alguma desculpa para não enfrentar e resolver aquela situação, deixa ele quieto, como um amontoado de roupas que fica no canto do quarto, todo dia você chega cansado, pega sua roupa do dia e joga em cima do amontoado, mas como se sente estressado, não para e organiza.

A cada vez que você olha para a montanha, sente um peso, uma energia negativa por ver o problema e não resolver, porém continua utilizando a desculpa de que sua rotina é corrida. Isso acontece até que o problema se torna muito grande e fica impossível ignorar, é necessário uma intervenção. Por se tornar muito grande você terá de dedicar um tempo e quantidade de energia maior para solucionar.

Um grande aliado para solucionar a procrastinação é contratar um coach. Com o desenvolvendo um novo mindset e a mudança comportamental crenças limitantes são eliminadas e metas claras e objetivas são estabelecidas.

Separei 5 dicas práticas para você começar reduzir a procrastinação:

1 – Crie a lista do tenho que:
Quantas vezes durante o dia passam em seus pensamentos compromissos que não podem ser resolvidos naquele momento? Muitas vezes o sentimento é que “Eu não posso esquecer de fazer isso”. Uma das primeiras práticas é colocar no papel todas as tarefas que você deve fazer, o tão conhecido “tenho que…”

2 – Enumere-as de acordo com a prioridades:
O segundo passo é colocar em ordem as prioridade. Uma dica simples é: se a tarefa que você necessita fazer, levar menos de dois minutos faça na hora e já tire da lista.

3 – Utilize agenda e aplicativos para que possam te ajudar:
Visualize de forma ampla a sua agenda e inclua as tarefas. Crie uma rotina de olhar sua agenda 2 ou 3 vezes na semana, visualizando os próximos eventos.

4 – Operação Offline:
Já comentamos no texto “o que eu estava fazendo mesmo” sobre as notificações do mundo atual, a necessidade de estar sempre conectado e responder instantaneamente emails e mensagens, ocasionando falta de produtividade. Para reduzir o tempo de execução e aumentar a eficiência na conclusão, desative as notificações ou coloque seu celular e computador no modo “Não perturbe” para que alertas desnecessários não roubem a sua atenção.

5 – Realize pausas:
A todo trabalho contínuo, é indicado a cada 90 minutos, realizar um intervalo de 5 a 10 minutos. Utilize esse tempo para fazer um alongamento, tomar uma água ou fazer um lanche.

Se esta dica foi útil para você, compartilhe e ajude a divulgar essa informação!

Que tal aproveitar que estamos finalizando mais um ano e colocar em prática essas 5 dicas para que seus objetivos virarem realidade? Com o acompanhamento de um coach, você conseguirá potencializar seus resultados, conheça!

Join the Discussion

Comments are closed.